sábado, 2 de agosto de 2008

Eles só precisam de uma oportunidade.

Hoje pela manhã, eu utilizei o meio de transporte subterrâneo, da minha cidade. Quando eu utilizo algum tipo de transporte público, sempre volto com alguma história para casa.
Mas no dia de hoje a história não foi engraçada.
Na estação central, onde as pessoas fazem a troca de linhas (baldeação), quatro garotinhos, todos sujinhos entraram no vagão, juntamente com o restante dos passageiros.
Não posso negar, ao vê-los eu gelei e segurei com mais força a minha bolsa, mas logo relaxei, pois percebi que apesar de eles terem a malandragem da rua (não aquela malandragem de antigamente, na qual malandro de verdade não se metia em confusão e sabia viver) eles tinham a noção de cidadania.
Eu falo isso, porque eles não se sentaram no banco cinza, falavam uns para os outros “não senta nesse é para idoso”.
Naquele momento eu me senti mal, pois aqueles garotinhos, não passavam de crianças, que não tiveram oportunidade, por algum motivo, de ter uma vida melhor. Crianças que são capazes de aprender e exercer a cidadania, diferente de alguns adultos estudados, que não têm essa consciência.
Oxalá, eles trocarão as latas de cola por livros, cadernos e canetas.

Nenhum comentário: